Postagem em destaque

Oráculo são Cipriano

Oráculo são Cipriano Oração para trazer amor de volta  As três almas que morreram por amor, as três almas que morreram afogadas, ...

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Pentagrama

andreia caetano puimhi




O Pentagrama


    Uma coisa que é bastante conhecida é o pentagrama, porem poucos tem ao menos um pouco de interesse e ver seu significado... O pentagrama protege quem o possui, era usado pelos magos na magia como proteção de qualquer mal lançado contra ele.

     Hoje em dia se alguém vê uma pessoa com pentagrama, já acha que e do demônio. Se ele estiver invertido (ponta única para baixo), sim, representa os males, porem tem vários ângulos que se pode observar. Mas não julguem as pessoas...



         Representações e Significados

       O Pentagrama representa o próprio corpo, os 4 membros e a cabeça. É a representação primordial dos 5 sentidos tanto interiores como exteriores.

        Além disso, representa os 5 estágios da vida do homem:
Nascimento: o início de tudo
Infância: momento onde o indivíduo cria suas próprias bases
Maturidade: fase da comunhão com as outras pessoas
Velhice: fase de reflexão, momento de maior sabedoria
Morte: tempo do término para um novo início

      Cada uma das pontas possui um significado particular:

Ponta 1 - Espírito: é a ponta superior, e representa os criadores, a Deusa e o Deus, pois eles guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos. O Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas.

Ponta 2 - Terra: representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.

Ponta 3 - Ar: representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência, ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.

Ponta 4 - Fogo: representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Corresponde às mudanças, às transformações. É a força da ativação e da agilidade.

Ponta 5 - Água: representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade.


         Pentagrama Invertido
 

    O Pentagrama invertido (com duas pontas para cima), significa a verdade sobre o fato de o Espírito ser apenas uma faceta da matéria. Pode-se observar também que o Pentagrama com duas pontas para cima aparecia, como um dos símbolos da BaphometAssim sendo, o pentagrama invertido possui significados paralelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário